Araguaia Cidadão terá regularização de título eleitoral; mais de 3 mil foram cancelados em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Eleitores araguaienses que tiveram o título cancelado terão oportunidade de regularizar a situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o Araguaia Cidadão, em Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá). O evento promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura do município e mais de 30 colaboradores, acontece nos dias 13 e 14 no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

De acordo com o Cartório da 8ª Zona Eleitoral de Alto Araguaia, 3.178 eleitores estão com o título cancelado no município. Os números refletem àqueles que não votaram ou não justificaram ausência em três eleições consecutivas que, segundo o TSE, é contabilizado em cada turno. Do total, 2.397 títulos foram cancelados pela falta da revisão biométrica.

A Juíza de Direito da Comarca do município, Marina Carlos França, pontua que o cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Alto Araguaia e quem não regularizou não poderá votar na próxima eleição. “Essas pessoas que não realizaram o cadastramento estão com os títulos cancelados. Para poder exercer o direito e o dever do voto no próximo ano, tem que procurar a Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico”, explica. Atualmente, estão aptos para votar em Alto Araguaia 10.110 eleitores.

Para o processo de regularização, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado em nome do eleitor, de seu cônjuge, pai, mãe, filhos, avós ou netos. O atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Araguaia Cidadão será nos dias 13 e 14, das 9h às 17h (horário de Brasília).

CONSEQUÊNCIAS – São várias as consequências que o eleitor não regularizado poderá sofrer com o documento cancelado. Além de não poder votar e ficar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, as situações variam desde o impedimento na obtenção de carteira de identidade, passaporte e deixar de receber salários de função ou emprego público. Ainda, os eleitores poderão encontrar dificuldades em inscrições, nomeações em concurso público ou renovação e inscrição de matrículas em instituições de ensino.

O ARAGUAIA CIDADÃO - Com dezenas de serviços gratuitos à comunidade na área de saúde, cidadania e justiça, o Araguaia Cidadão acontece nos dias 13 e 14 no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Haverá confecção de documentos como CPF, RG, ID Jovem, Carteira do Idoso, 2º via de certidões, negociações de dívidas, foto 3x4, aferição de pressão e glicemia, entre outros.